sábado, 12 de fevereiro de 2011

Educador: um profissional que merece ser valorizado


A Educação pode ser apontada como uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento de um país. No Brasil, discursos e publicidades enfatizam a importância do Professor, no entanto, em termos práticos, ainda não conseguimos nossa tão merecida valorização. Histórico e culturalmente a sociedade e os governantes não enxergam no Educador atributos que possam ser equiparados a outros profissionais, embora muitos deles possam ter longos anos de escolarização.

Diante de um cenário de salas de aulas lotadas, sendo muitas vezes desrespeitados pelos alunos, acumulando turmas em várias escolas, recebendo pressão de gestores, baixos salários ou ainda sendo taxados de preguiçosos, esses profissionais, são capazes de vislumbrar boas perspectivas para o trabalho docente a cada ano letivo que se inicia, acreditando que dias melhores virão, muito embora, desânimo e frustração possam aparecer ao receber o contracheque.    

O Novo Plano Nacional de Educação (2011/2020) tem a valorização do professor como uma meta a ser atingida até 2020. Ver (Meta 17): Valorizar o magistério público da Educação Básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.


Enquanto a valorização não chega o melhor a fazer é estudar. Educadores, bom estudo!  

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...