quarta-feira, 7 de junho de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - FESTAS JUNINAS: BOM QUE SÓ!

      





FESTAS JUNINAS: BOM QUE SÓ!

    
IDENTIFICAÇÃO
Objetivo: Promover situações de aprendizagens relacionadas ao contexto cultural das Festas Juninas.
Público Alvo: Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização
Componentes curriculares priorizados:
História
Geografia
 Matemática
Arte
Língua Portuguesa
Etapas: 07
Tempo Estimado – 07 dias.


    ETAPA 1 – CONHECIMENTO PRÉVIO – O que tem nas Festas Juninas?

    Objetivos de aprendizagem
    Definir o que faz parte do contexto das festas juninas, Identificando costumes e tradições;
    Ampliar o repertório linguístico.

    Estratégias de Ensino
     Questionamentos Orais - Festa Junina: o que as pessoas fazem, comem, bebem, vestem,  dançam, brincam?

       Mural TemáticoFestas Juninas: bom que só! – Selecionar imagens diversas, de     diferentes contextos, expor no quadro e solicitar aos alunos (um a um) que escolha dentre as imagens aquelas que fazem parte do contexto das festas juninas;

       Lista de Palavras – tomando como referência o mural temático, propor a construção da lista das imagens do mural (individual ou coletivamente).

   Recursos
Imagens diversas, cartolina peso 40, pinceis atômico, cola, dentre outros.

  Avaliação da Aprendizagem
  Expressou-se bem oralmente sobre o tema?
 Selecionou as imagens conforme o contexto?
 Escreveu palavras com autonomia? Com ajuda? Não escreveu? Só transcreveu?


 ETAPA 2 – AMPLIANDO CONHECIMENTO –  Símbolos Juninos – Santos, fogueira, balões, caipiras, quadrilhas, comidas.

Objetivos de aprendizagem
Aprofundar a compreensão sobre os símbolos juninos

Estratégias de Ensino
Exposição Dialogada – Tomando por base o mural temático criado na etapa inicial, realizar uma exposição dialogada com os alunos sobre símbolos juninos, questionando-os sobre os mesmos.

Recursos
Mural temático

Avaliação da Aprendizagem
Foi participativo durante a exposição?


ETAPA 3 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Festas Juninas: o que mais gosto?
Objetivos de aprendizagem
Identificar o que a turma mais gosta nas festas juninas
Criar tabelas e gráficos coletivamente.

Estratégias de Ensino
Pesquisa - Propor aos alunos a realização de uma pesquisa para identificar o que a turma mais gosta nas festas juninas;

Criação de Tabela – Solicitar a cada aluno que expresse sua preferência, elencando os dados numa tabela previamente elaborada;

  Construção de Gráfico - Posteriormente, fazer o resumo dos dados e construir o gráfico das preferências da turma.

Recursos
Tabela para preenchimento, cartolina peso 40, pincel atômico, fita adesiva, etc...

Avaliação da Aprendizagem
Expressou-se bem no contexto das atividades?
Colaborou efetivamente na construção da tabela e do gráfico?


ETAPA 4 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – Comidas típicas juninas

Objetivos de aprendizagem
Conhecer algumas comidas típicas;
Aprofundar o entendimento sobre o gênero textual receita, através da prática da elaboração de comida típica junina.

Estratégias de Ensino
  Questionamentos Orais: Tendo a cultura do milho como referência, levar alguns alimentos  que são feitos com o milho, como ingrediente principal, tais como: bolo, canjica, pamonha,       pipoca.  Questionar aos alunos sobre esse alimento: se gostam? Se já comeram esse tipo de alimento? Se conhecem seus benefícios para alimentação? Fazer uma breve explanação        sobre seus benefícios e as razões pelas quais é ingrediente típico no preparo de comidas das festas juninas.

Elaboração de Receita - Propor a produção da receita de pipoca, destacando cada etapa    para construção da mesma: ingredientes, modos de fazer, contextualizando assim o gênero;

Escrita coletiva - Posteriormente, realizar a produção escrita coletiva da receita da pipoca  com os alunos – relembrando cada passo: ingredientes, modos de fazer, forma de organizar o gênero e escreve-lo, etc..

Recursos
Milho, óleo, sal, comidas prontas, lápis, cadernos, dentre outros.

Avaliação da Aprendizagem
Expressou-se bem no contexto das atividades?
Ampliou o entendimento quanto ao gênero textual receita?


    ETAPA 5 – AMPLIANDO CONHECIMENTO – jogos e brincadeiras juninas

Objetivos de aprendizagem
Vivenciar alguns jogos e brincadeiras juninas.

Estratégias de Ensino
  Jogos e brincadeiras - Propor aos alunos a vivência de alguns jogos e brincadeiras típicos do período junino:
Dança da laranja;
Corrida do saco;
Corrida do ovo na colher;
Pescaria, etc...

Recursos
 Frutas, sacos, ovos, caixa para pescaria, dentre outras.

 Avaliação da Aprendizagem
 Foi participativo nas vivências propostas?


      ETAPA 6 – CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS–  Construindo Símbolos Juninos

    Objetivos de aprendizagem
    Criar simbologias juninas;
    Criar uma coreografia de dança junina.

    Estratégias de Ensino
       Atividade em Grupos – Dividir a turma em alguns grupos, para construir símbolos juninos: bandeirinhas, balões, pinturas de contextos juninos, etc.;
     Atividade Coletiva – Escolher repertório de canções e ensaiar coreografia de dança para  apresentação junina da escola.
    Materiais diversos, aparelho de som, CDs, etc.

    Recursos
    Papeis diversificados, colas, tesouras, tintas, aparelho de som, CDs, etc.

    Avaliação da Aprendizagem
    Participou ativamente das atividades propostas?


       ETAPA FINAL – CONSOLIDAÇÃO DAS APRENDIZAGENS– Contextualizando as festas juninas

    Objetivos de aprendizagem
    Vivenciar as tradições juninas

    Estratégias de Ensino
    Evento: “Festas Juninas: bom que só!”
    Apresentação de danças juninas;
    Brincadeiras tipicas;
    Lanche coletivo

    Recursos
 Aparelho de som, CDs, comidas, materiais diversificados para as brincadeiras, entre outros. 

Avaliação da Aprendizagem
Participou ativamente das atividades do evento?                     

Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...