sexta-feira, 8 de julho de 2016

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS - DIA DAS MÃES



As Sequências aqui apresentadas são sugestões para o trabalho pedagógico quanto ao estudo da relação do aluno, mãe e irmãos, tendo em vista a comemoração ao Dia das Mães. São frutos do trabalho que desenvolvo enquanto Suporte Pedagógico.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 1

MINHA MÃE É ASSIM...

·         Público Alvo: alunos da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização
·         Componentes curriculares: Língua Portuguesa e Arte
·         Etapas: 04
·         Tempo de Execução – 2 dias

ETAPA 1 - Conhecimento Prévio – Quadro de Palavras
- Vocês lembram o que se comemora essa semana?
- Todo mundo aqui vive com suas mães?
- O que a mãe faz que nos deixa feliz?
- Se você tivesse que escolher uma palavra para representar sua mãe que palavra seria?

Sugestão de atividade: quadro de palavras

NOME DA MÃE
PALAVRA QUE A SIMBOLIZA















ETAPA 2 – Leitura do Livro: Se as Coisas fossem Mães – Sylvia Orthof
·         Apresentação do Livro – (capa, autor, ilustração, do que irá tratar?)
·         Leitura com entonação e alegria;

ETAPA 3 - Interpretação contexto do livro
·         No livro a autora mostra várias coisas que a mãe poderia ser. Vocês lembram o que ela sugere?...
Sugestões de atividades – 1. Quadro com desenhos – para os alunos da Educação Infantil (1 para cada aluno); 2. Lista coletiva de palavras (escritas pelos alunos em processo de alfabetização); 3. Resumo do texto para os alunos já alfabetizados.

Se as coisas fossem mães...

lua, sereia, casa, terra, fada, bruxa, chaleira, mesa.

ETAPA 4 – Minha Mãe é Obra de Arte
·       No livro nós vimos que na imaginação da autora as mães poderiam ser várias coisas: uma lua, uma sereia, uma casa, fada, bruxa (observar a lista coletiva e/ou os desenhos feitos anteriormente e destacá-los). Então vocês agora irão escolher algo para representar sua mãe e criar uma obra de arte.
·         Sugestões de atividades: 1. Mural Coletivo – Desenhos;  2. Tela - Minha Mãe é Assim... - Pintura em guache; 3. Recorte e Colagem – gravuras diversas; 4. Mosaico da figura.

Observação – Essas sugestões podem ser feitas em grupo. Cada grupo escolhe a técnica conforme suas habilidades.




SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 2

COISA DE IRMÃO

·         Público Alvo: alunos da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização
·         Componentes curriculares: Língua Portuguesa, História, Matemática e Arte
·         Etapas: 04
·         Tempo de Execução – 1 dia

ETAPA 1 - Conhecimento Prévio – Quadro de Pesquisa
·         Essa semana, estamos estudando sobre as mães. Hoje nós iremos conversar sobre filhos, que são as pessoas mais importantes na vida da maioria das mães.
           - Todo mundo aqui tem irmãos?
           - Seus irmãos são seus amigos?
·         Então iremos agora preencher uma tabela sobre seus irmãos. Quero saber quanto irmãos vocês têm? Quantos são meninos e quanto são meninas?
·          
                           NOME DO ALUNO
NÚMERO DE IRMÃOS
MENINOS
MENINAS





























RESULTADOS:

TOTAL DE ALUNOS:
TOTAL DE IRMÃOS:
TOTAL DE IRMÃOS MENINOS:
TOTAL DE IRMÃOS MENINAS:


  ETAPA 2 – Leitura do Livro: Coisa de Irmão – Luciana Rigueira
·         Apresentação do Livro – (capa, autor, ilustração, do que irá tratar?)
·         Leitura com entonação e alegria.

ETAPA 3 - Interpretação contexto do livro
              - Alguém aqui saberia contar um pouco do que tratou o livro?
            - A menina da história sentiu ciúmes quando irmãozinho dela nasceu. Alguém aqui também teve ciúmes quando o irmãozinho nasceu?
              - A menina estava certa em ter tido ciúmes do irmãozinho?
              - Vocês amam seus irmãos?
           - Vocês acham que as mães gostam mais de um filho que de outro? (aproveitem para trabalhar a questão da intensidade do amor de mãe, mesmo com os filhos tão diferentes entre se... O amor é diferente, mas com a mesma intensidade)

ETAPA 4 – Mural Coletivo - Eu, Meus Irmãos e Minha Mãe!
·      A pouco, realizamos a atividade sobre o total de irmãos que vocês têm. Então agora irão fazer um lindo desenho que inclua você, seus irmãos e sua mãe num lugar lindo e cheio de amor, para compor o Mural: Eu, Meus Irmãos e Minha Mãe. Não se esquecer de colorir bem bonito.



SEQUÊNCIA DIDÁTICA - 3

COLABORANDO COM A MAMÃE NA ORGANIZAÇÃO DA CASA

·         Público Alvo: alunos da Educação Infantil e Ciclo da Alfabetização
·         Componente curricular: Língua Portuguesa e História
·         Etapas: 04
·         Tempo de Execução – 1 dia

ETAPA 1 - Conhecimento Prévio – Quadro de Pesquisa
·         Essa semana, estamos dedicando às mães. Já conversamos sobre nossas mães, sobre nossos irmãos e hoje nós iremos conversar sobre filhos que ajudam as mães na organização da casa.
           - Quando estão em casa vocês costumam brincar?
           - Brincam com que?
           - Quais brinquedos?
           Então iremos agora preencher uma tabela com o nome do brinquedo que vocês costumam brincar quando estão em casa. (tabela a ser preenchida coletivamente, um a um, com ajuda da professora e dos colegas para os que ainda não sabem escrever)
NOME DO ALUNO
EU BRINCO COM...















ETAPA 2 – Leitura do Livro: Junta, Separa e Guarda – Vera Lúcia Dias
·         Apresentação do Livro – (capa, autor, ilustração, do que irá tratar?)
·         Leitura com entonação e alegria.

ETAPA 3 - Interpretação contexto do livro
- Alguém aqui saberia contar um pouco do que tratou o livro?
           - O menino da história juntava, separava e guarda seus brinquedos por quê?
           - Só organizamos as coisas quando vamos nos mudar?
           - Vocês ajudam a mãe de vocês na organização da casa?
           - Vocês acham que as mães tem obrigação de organizar a casa sozinha? Ou os filhos devem ajudá-la?
            - Vocês costumam organizar seus brinquedos após brincar?
            - Que ajuda vocês dão as suas mães na organização da casa?

ETAPA 4 – Quadro de ajuda na organização da minha casa (atividade coletiva) – os pequenos podem desenhar o que fazem, os em processo de alfabetização fazem o quadro e os já alfabetizados podem criar um pequeno texto descrevendo o que fazem para ajudar a mãe.
ALUNO
EU AJUDO À...
















Nenhum comentário:

QUE A INCLUSÃO VIRE ROTINA - CRÔNICA

  Que a inclusão vire rotina, para aqueles e aquelas que se consideram tímidos e por isso se sentem invisíveis na sala de aula. Que a incl...