domingo, 31 de julho de 2011

SÍNTESE HISTÓRICA E FILOSÓFICA DA EDUCAÇÃO: AS IDEIAS DE JONH DEWEY


O filósofo norte-americano Jonh Dewey (1859-1952), influenciou educadores de várias partes do mundo em virtude de suas inovadoras concepções sobre o processo educativo, entre elas: a necessidade de valorização da capacidade de pensar dos alunos, de prepará-los para questionar a realidade, de unir teoria-prática e problematizá-la.

Dewey é o nome mais importante da corrente filosófica de conhecimento conhecida como pragmatismo - escola de pensamento na qual as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumentos para resolução de problemas reais. No Brasil influenciou o Movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da Educação.

No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na Educação progressiva. Para ele, um dos objetivos principais da Educação é educar a criança para o seu crescimento físico, emocional e intelectual, ou seja, educá-la como um todo.

Dewey tinha por princípio que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Assim, atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.

Influenciado pelo empirismo, Dewey criou uma escola-laboratório ligada à universidade onde lecionava para testar métodos pedagógicos. Acreditava na necessidade de estreitar a relação teoria e prática, pois entendia que as hipóteses teóricas só têm sentido no dia a dia.

Dewey tinha a crença de que o conhecimento é construído de consensos, que por sua vez resultam de discussões coletivas. Para ele, o aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e que isso só é possível num ambiente democrático de cooperação.

Dewey também acreditava que, para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando, trocando ideias, sentimentos e experiências sobre situações práticas do dia a dia. Assim, entendia a escola como sendo um espaço onde as pessoas se encontram para educar e ser educadas, a aprender a viver no mundo. Nesse sentido, a experiência educativa para Dewey, é reflexiva, resultando em novos conhecimentos.


Síntese extraída da Revista Nova Escola. Compilação dos volumes 1 e 2 dos grandes pensadores. Ed. Especial, nº 25. Editora Abril. Julho 2009.



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