quarta-feira, 6 de julho de 2011

A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA ESCOLAR



Uma prática escolar interdisciplinar requer algumas tomadas de posições e de atitudes tanto por parte da escola quando dos educadores, de modo a promover a efetiva transformação no ensino e no currículo. Andrade (1995) destaca alguns pontos necessários para essa transformação:

·         A valorização do trabalho de parceria, estabelecendo pontos de contato entre as diversas     disciplinas e atividades do currículo;
·   O desenvolvimento de atitudes de busca, de pesquisa, transformação, construção,     investigação e descoberta;
·         A definição de uma base teórica única para nortear o trabalho escolar;
·         O resgate do sentido humano e significativo da interdisciplinaridade;
·         Historicizar e contextualizar os conteúdos disciplinares;
·         Trabalhar com a Pedagogia de Projetos, entre outros.

Esses procedimentos são realmente de grande relevância na busca de práticas interdisciplinares, tendo em vista ampliar o eixo interdisciplinar, para os objetivos da escola e para as posturas que deverão ser adotadas pelos educadores, para perceberem-se interdisciplinares.

Referência:
ANDRADE, Rosa maria Calaes de. Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular. Dois pontos- Verão 1994/1995.


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