sexta-feira, 17 de junho de 2011

Gênero em questão



Gênero é o termo atualmente utilizado para definir e tratar da construção social da diferença sexual. Dessa forma, quando falamos em gênero, estamos evidenciando o que as sociedades entendem sobre o que é ser homem e ser mulher ou, o que consideram ser masculino e ser feminino.

Propor estudos e capacitar os alunos para perceber a historicidade dos conceitos e concepções construídas sobre o que é ser homem e ser mulher e, de seus papéis sociais ao longo da historia humana, são temas relevantes para discussão em sala de aula. A disciplina de História é um campo vasto para abordagem dessa temática, já que existem diversos assuntos que podem suscitar a discussão sobre gênero, entre eles: escravidão, guerras, revoluções, regimes de governo, entre outros.

Pinsky (2010), nos fala da importância do estudo histórico das relações de gênero. Veja:


Ao observar que as ideias a respeito do que é “ser homem” e “ser mulher”, os papéis considerados femininos e os masculinos ou a condição das mulheres, por exemplo, foram se transformando ao longo da história (como e por que), os alunos passam a ter uma visão mais crítica de suas próprias concepções, bem como das regras sociais e verdades apresentadas como absolutas e definitivas no que diz respeito às relações de gênero. Também adquirem uma compreensão maior dos limites e possibilidades dos seres históricos (os estudantes entre eles), pois dentro das determinações históricas é possível fazer escolhas mesmo em aspectos que, por aparente ligação com a biologia, se mostram dificílimos de serem mudados (e melhorados).


Para familiarizar os alunos com as questões de gênero, Pinsky, propõe como metodologias a observação, a pesquisa e a análise. Abaixo estão algumas sugestões de atividades propostas por ela:

  •  Exercícios de observação de crianças brincando;
  •  Análise de situações cotidianas, por exemplo, briga no trânsito ou um jantar em família;
  • Entrevistas junto a pessoas que foram jovens ou se casaram em décadas passadas, buscando investigar como eram os relacionamentos entre homens e mulheres, no que diz respeito a namoro, casamento e compará-los com o tempo atual;
  • Pesquisas e contato com romances históricos, biografias ou peças de teatro (que tratam de sagas familiares, honra, casamento, escravidão, preconceito), entre outras.


Referência:
PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Novos temas nas aulas de História: Gênero 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.

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